ESCOLHA O PROCEDIMENTO ABAIXO PARA MAIS DETALHES:
PROCEDIMENTOS     NÃO-CIRÚRGICOS
BOTOX®
Talvez dos procedimentos minimamente invasivos, a aplicação de toxina botulínica é o mais realizado, porém que leve a muitas dúvidas dos seus usuários. Primeiro devemos saber que Botox® é um nome comercial e que existem outras marcas tão boas quanto. Por isso aqui iremos usar o termo toxina botulínica. A toxina botulínica usada é refinada e purificada, sendo seguro o seu uso na forma recomendada. Sua ação é paralisar, temporariamente, a musculatura.

DÚVIDAS

A toxina botulínica previne o aparecimento de rugas?
Sim, como sua ação é paralisar a musculatura na área injetada, e as marcas de expressões e rugas são formadas pela contração da musculatura facial, a paralisia destes músculos tende a disfarçar ou até fazer desaparecer rugas já existentes.
Por causar paralisia, pode me deixar com a sensação de dormência ou com a expressão congelada?
A toxina não afeta os nervos que levam a sensibilidade, somente a função motora, por isso não dão dormência. Mas com o uso indevido (em excesso) ou por falta de experiência, pode deixar com uma face sem expressão, com a testa totalmente congelada. A toxina bem administrada torna as expressões mais suaves, sem paralisa-las totalmente. Por isso o tratamento com um profissional experiente é recomendado.

A aplicação doí?
Como qualquer produto injetável, sua aplicação pode ser incomoda, principalmente para os mais sensíveis, porém é bem tolerada. Pode ser oferecido aos pacientes o uso de gelo ou de pomadas anestésicas antes do procedimento, afim de minimizar esse incômodo.

Existem efeitos adversos?
Como todo medicamento, existe efeitos adversos. Porém estes tendem a ser discretos e passageiros. A queda da pálpebra (ptose) é uma das complicações mais frequentes, e geralmente melhora com 2 semanas. Pode haver uma vermelhidão passageira nos locais aplicados.

Por que o tratamento é caro?
Depende do que você acha caro. A toxina botulínica vem em frascos na forma de pó, e este precisa ser diluído para ficar na forma para ser aplicado. Existem denúncias de médicos, e alguns não médicos, que diluem exageradamente a toxina afim de ter mais para usar em várias pacientes. Outros aplicam quantidades insuficientes para também haver mais sobra. Cada médico é livre para cobrar o que acha de seu direito. Porém desconfie de preços abaixo do praticado no mercado. O seu resultado dependerá também de quem estiver do outro lado da seringa, pense nisso.

Quando é a idade para se usar?
Não se deve iniciar tão precocemente, pois sabe-se que com o passar do tempo o paciente desenvolve alguma tolerância, diminuindo o tempo de efeito. Deve iniciar o uso quando existem marcas de expressão iniciando sua formação, ou quando estas marcas começam a incomodar a pessoa que as carrega.

Quanto tempo dura o efeito?
Isto pode variar de paciente para paciente, mas é considerado aceitável um resultado que dure entre 3 a 6 meses.

Minhas amigas vão saber que eu uso?
Sim e não. Um bom resultado vai te deixar com aparência descansada, renovada e até mais jovem. O que pode denunciar é quando a testa fica lisa e brilhante, ou quando não se contrai a testa ou os pés-de-galinha quando se esta rindo.

O que posso esperar para o dia seguinte a aplicação?
Não espere muita coisa. Os resultados devem iniciar a aparecer após alguns dias e só se estabelecem depois de 2 semanas, geralmente. No dia seguinte é observado alguma vermelhidão em alguns pacientes. Quando se faz uso de antiinflamatórios e aspirina nos dias anteriores a aplicação, pode se formar pequenos hematomas nos locais de aplicação. O uso de maquiagem disfarça essas marcas.

PREENCHIMENTOS
Preenchimentos dérmicos injetáveis são usados para aumentar lábios finos, melhorar contornos superficiais, suavizar rugas faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência das cicatrizes.

O QUE SÃO PREENCHIMENTOS DÉRMICOS?

Se você deseja restabelecer a plenitude da juventude em seu rosto, aumentar os lábios, melhorar contornos superficiais ou suavizar os vincos e rugas faciais, os preenchimentos dérmicos podem ser a resposta. Os preenchimentos dérmicos são chamados de “facelifts líquidos”, pois oferecem muitos dos benefícios de um lifting cirúrgico, sem o período de inatividade. Embora possam ajudar com a flacidez da pele em excesso, estes preenchimentos faciais adicionam volume e apresentam resultados imediatos, a um custo menor que a cirurgia. Estes tratamentos não são permanentes, no entanto, podem ser repetidos. Alguns preenchimentos dérmicos são usados juntamente com demais tratamentos de rejuvenescimento tal como injeção de toxina botulínica. Seu cirurgião plástico irá avaliar suas necessidades e recomendar o tratamento adequado às suas necessidades e expectativas.
O preenchimento de rugas pode ser dividido em duas categorias: temporária e semi-permanente.

TEMPORÁRIA

Gordura humana

também conhecida como gordura autóloga, é colhida a partir de seu próprio corpo. Usar sua própria gordura requer um procedimento mais extenso que os demais procedimentos de preenchimento injetável, pois, primeiramente, você deve se submeter à lipoaspiração, para extrair gordura antes da injeção.

Elimina-se o risco de reação alérgica ou rejeição pelo corpo, quando se utiliza a própria gordura. É sabido que nem todas as células vivas de gordura sobrevivem quando transplantadas para um novo local. Pode-se esperar uma taxa bastante elevada de reabsorção. Assim, seu médico irá, provavelmente, sobrecarregar a área a ser tratada. A princípio, pode ficar com aparência anormal, mas, logo, recupera a aparência normal e você desfrutará de um novo visual.

Quando o médico extrai esta gordura através de lipoaspiração, é possível que haja mais gordura que o necessário para uma aplicação. A gordura pode ser armazenada para retoques.

Colágeno
é uma substância proteica natural, sendo o componente principal da cartilagem, ossos e dentes. Ele é derivado a partir da pele humana ou de bovino (conhecido como colágeno bovino). As marcas incluem: CosmoDerm, Cosmoplast, Zyderm, Zyplast.

Derme
é a pele cultivada a partir de um cadáver e injetada em seu rosto. Esta substância resulta em preenchimento impressionante de depressões faciais. As marcas incluem: Cymetra, Dermalogen, Fascian.

Ácido hialurônico
é também uma substância natural encontrada em seu corpo. Concentrações elevadas são encontradas em tecido conjuntivo mole e no fluido que circunda os olhos. É encontrado, também, em algumas cartilagens e fluidos articulares, assim como no tecido da pele. Se o nome soa familiar, é porque a mesma substância é freqüentemente injetada nas articulações de pessoas com artrite para aliviar a dor. O ácido hialurônico não é derivado de origem animal. As marcas incluem: Captique, Esthélis, Elevess, Hylaform, Juvederm, Perlane, Prevelle, Puragen e Restylane.

Hidroxiapatita de cálcio
o mais denso dentre os preenchimentos faciais, é encontrada naturalmente no osso humano. Este composto mineral é utilizado para preencher vincos mais profundos, como o sulco nasogeniano, as linhas de marionete e as linhas de expressão. Também é usado para melhorar a plenitude das bochechas e demais contornos faciais. Microesferas de cálcio são suspensas num gel à base de água. As marcas incluem: Radiesse, Radiance.

Ácido poliláctico
é um material sintético. Quando injetado, estimula a produção de colágeno do próprio corpo. Esta substância dá bons resultados quando aplicada na metade inferior do rosto para preencher as linhas causadas pelo riso, aumentar os lábios e preencher sulcos nasolabiais profundos. Esta substância é diferente dos demais preenchimentos dérmicos, pois não produz resultados imediatos. Diferentemente, ela estimula a produção de colágeno, assim, os resultados aparecem gradualmente ao longo dos meses. As marcas incluem: Sculptra, New-Fill.

CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS, RISCOS E RECUPERAÇÃO

Não há inatividade quando se realizam procedimentos com preenchimento dérmico. Você pode retomar a maioria das atividades imediatamente. Lembre-se de não esfregar a área tratada de modo que o material de preenchimento permaneça intacto. É provável que haja um pouco de inchaço ou hematomas, no entanto, desaparecem em poucos dias. Se você optar por gordura humana como preenchimento, a princípio, você vai notar uma aparência “mais cheia”. No entanto, dentro de algumas horas ou, em alguns casos, alguns dias, esta aparência desaparece. Para algumas pessoas, esta aparência “mais cheia” pode perdurar durante algumas semanas. Preenchimentos que são derivados de origem que não seja humana requerem teste de alergia de pré-tratamento.

A LONGO PRAZO

É importante saber que preenchimentos dérmicos não são permanentes. Mesmo a categoria semi-permanente, eventualmente, exigi retratamento. A forma como o rosto envelhece e absorve o preenchimento determinará o tempo de se submeter a um novo procedimento. Se você decidir por não se submeter a um novo tratamento, sua aparência retornará à condição original. Rugas e cicatrizes voltarão e os lábios perderão volume.

RESULTADOS
Preenchimento dérmico injetável pode aumentar o volume de lábios finos, melhorar contornos superficiais, suavizar rugas faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência de cicatrizes.

PREENCHIMENTO DÉRMICO É RECOMENDADO PARA MIM?

Preenchimentos dérmicos são excelentes para rejuvenescer a aparência da face, mas não param o processo de envelhecimento. Se você quiser uma solução permanente, converse com seu médico sobre facelift e lift de sobrancelhas. Algumas pessoas optam pelo facelift líquido, até que um lifting cirúrgico seja mais apropriado. É uma ótima maneira de ver algumas mudanças e melhorias em sua aparência tal como a redução de rugas da testa, até que esteja pronto para uma opção cirúrgica permanente. Lembre-se, é preciso se submeter a retratamento com preenchimento dérmico, tal como tratamento antirrugas, para manter a aparência rejuvenescida.
LASER
O resurfacing a laser reduz cicatrizes faciais, rugas e manchas.

VEJA COMO FUNCIONA

Hoje, há uma variedade de opções quando se trata de rejuvenescimento da aparência. E, uma das mais recentes é o tratamento a laser, que pode reduzir rugas faciais, cicatrizes e manchas. As mais recentes tecnologias a laser dão ao cirurgião plástico um novo nível de controle nos tratamentos a laser, permitindo extrema precisão, especialmente em áreas sensíveis. O cirurgião utiliza o laser para enviar feixes curtos e concentrados de luz à pele irregular. Este procedimento remove a pele danificada de uma maneira muito precisa, uma camada por vez. Esta abordagem permite que haja menos problemas com hipopigmentação, ou clareamento da pele para procedimentos tais como a remoção a laser de cicatriz de acne. O feixe de laser usado em tratamento a laser remove a camada externa da pele, chamada de epiderme e simultaneamente aquece a pele subjacente, chamada de derme. Esta ação estimula o crescimento de novas fibras de colágeno. À medida que a área tratada cicatriza, a nova pele que se forma será mais lisa e firme.
RESURFACING A LASER PODE MELHORAR PEQUENAS DEFICIÊNCIAS

• As linhas finas e rugas ao redor ou sob os olhos, testa e boca,
• Cicatrizes de acne ou catapora,
• Pele que não apresentou bons resultados após o facelift,
• Pele envelhecida ou danificada pelo sol,
• Pele amarelada ou acinzentada,
• Verrugas,
• Marcas de nascença

O QUE ACONTECE DURANTE O TRATAMENTO FACIAL A LASER?

Para que os melhores resultados sejam obtidos, é necessário que tratamentos adicionais de pele sejam realizados para preparar a pele para o procedimento a laser. Muitas vezes, estes tratamentos tem início seis semanas, ou mais, antes do procedimento agendado. Estes tratamentos de pele são personalizados para o seu tipo de pele e para minimizar as complicações. O procedimento leva de 30 minutos a duas horas.
RESURFACING A LASER DE CO2

Há anos os médicos usam lasers de CO2 para tratar diversas doenças da pele. Uma nova geração de lasers de CO2 emite feixes contínuos de luz, removendo precisamente finas camadas de pele ocasionando danos mínimos ao tecido circundante.

RESURFACING A LASER DE ÉRBIO

Este tipo de remoção de rugas é normalmente usado para remover rugas e linhas superficiais e moderadamente profundas do rosto, podendo, também, ser utilizado no pescoço, peito e mãos.

RESULTADOS

É possível que a sua pele fique vermelha ou rosa durante vários meses após o procedimento. A pele poderá, também, ficar mais sensível à luz do sol por, até, um ano. É preciso usar protetor solar diariamente e diminuir a exposição ao sol. Algumas pessoas que se submetem ao tratamento a laser podem ver uma diferença imediata na pele tratada. O processo de melhora continua por até um ano. Embora os efeitos do tratamento a laser durem por muitos anos, o processo normal de envelhecimento faz com que rugas e linhas de expressão reapareçam. O tratamento pode ser repetido se necessário.
DERMOABRASÃO
A dermoabrasão ajuda a refinar as camadas superficiais da pele por meio de um método controlado de raspagem cirúrgica. O tratamento suaviza as irregularidades da superfície, dando à pele uma aparência mais suave. A dermoabrasão é mais frequentemente utilizada para melhorar a aparência da pele da face com cicatrizes de acidentes ou de cirurgias prévias, bem como para suavizar rugas faciais superficiais, tais como aquelas ao redor da boca. O procedimento também pode ser usado para remover tumores pré-cancerígenos, denominados queratoses, e cicatrizes profundas de acne. A dermoabrasão pode ser realizada em pequenas áreas da pele ou sobre toda a face, podendo ser feita isoladamente ou, juntamente, com demais procedimentos tais como facelift ou peeling químico.

A dermoabrasão é um procedimento seguro quando realizado por um médico experiente. O risco mais comum é alteração na pigmentação da pele. Escurecimento permanente da pele pode ocorrer em alguns pacientes devido à exposição ao sol, nos dias, ou meses, após o procedimento. Por sua vez, alguns pacientes acham que a pele tratada fica mais clara. Pode ser que surjam pequenas espinhas após o procedimento, desaparecendo com o tempo, ou com o uso de esponja abrasiva ou sabonete (algumas vezes, o cirurgião terá de removê-las).
Pode ser, também, que os poros da pele dilatem, retornando, geralmente, ao tamanho normal com a diminuição do inchaço. Mesmo ocorrendo raramente, infecção e cicatrizes podem acontecer. Alguns indivíduos desenvolvem tecidos de cicatrização em excesso (quelóide ou cicatriz hipertrófica), que podem ser tratados com aplicação ou injeção de corticóide para suavizar a cicatriz.

Os riscos podem ser reduzidos se o tratamento for feito com um cirurgião plástico qualificado e se as orientações dadas por ele forem corretamente seguidas.

ENTÃO, A DERMOABRASÃO É INDICADA PARA MIM?

Nenhum tratamento remove todas as cicatrizes e imperfeições ou previne o envelhecimento. Antes de decidir se submeter a um tratamento de pele, pense, cuidadosamente, sobre suas expectativas e as discuta com o seu cirurgião.
Homens e mulheres de todas as idades, desde jovens a adultos mais velhos, podem se beneficiar do procedimento. Embora pessoas mais velhas se recuperem mais lentamente, os fatores mais importantes são o tipo de pele, a coloração e o histórico médico. Por exemplo, a pele negra, a pele asiática e a pele com tez escura podem descolorir permanentemente e ficar com manchas após o tratamento. As sardas podem desaparecer na área tratada. Ademais, a maioria dos cirurgiões não irá realizar o tratamento durante fases ativas de acne devido ao maior risco de infecção. O mesmo é válido se você já se submeteu a tratamento de radiação, teve queimadura de pele ou fez peelingquímico previamente.

PROCEDIMENTOS ALTERNATIVOS

Se você quer refinar superficialmente a pele do rosto, pode considerar, também, o peeling químico, que é um método alternativo de remoção cirúrgica da camada superficial da pele. Contudo, a dermoabrasão utiliza instrumentos cirúrgicos para remover as camadas da pele afetada, enquanto o peeling químico utiliza uma solução cáustica. A escolha de um procedimento ou de uma combinação de procedimentos será feita de acordo com a pele do paciente. Em geral, o peelingquímico é usado mais frequentemente para tratar rugas finas e a dermoabrasão para imperfeições mais profundas tais como cicatrizes de acne. Uma abordagem que não seja química pode, também, ser a melhor opção para pessoas com pele ligeiramente mais escura, especialmente quando se trata de áreas limitadas no rosto, uma vez que a dermoabrasão tem menos probabilidade de produzir alterações extremas e contrastes na cor da pele.

Alguns dos textos têm como fonte a SBCP
Volte à Página Principal   ou    Escolha uma das Opções Abaixo
SIGA-ME
PROCEDIMENTOS
Abdominoplastia (cirurgia no abdome)
Ginecomastia (cirurgia mama masculina)
Gluteoplastia (cirurgia nos glúteos)
Lipoaspiração e Lipoescultura Mamoplastia Redutora

Mamoplastia de Aumento (prótese)
Mastopexia (levantamento das mamas)
Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras)
Otoplastia (orelhas em abano)
Rinoplastia (cirurgia do nariz)
Ritidoplastia (cirurgia da face)
Toxina Botulínica (Botox)
Preenchimentos
Membro da Sociedade
Brasileira de Cirurgia
Plástica
Dr. Matthews Herdy
CRM 52.75596-6
contato@matthewsherdy.com.br
Barra da Tijuca
Av. das Américas, 3500 | Bl 6 | sl 516
Le Monde, Hong Kong 2000 | Barra da Tijuca
(21) 2135-3314 & 9 9448-2221
Grande Rio
Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1.783
Pdc - Saúde | 25 de Agosto - Caxias - RJ
(21) 2653-3311 & 2673-6654